Manicury em palestra de Camila Farani no Startup Night Sorocaba

Na última semana o time Manicury esteve no Startup Night Sorocaba para acompanhar a palestra de Camila Farani, investidora do programa Shark Tank e presidente do G2 Capital, um dos principais grupos de investimentos anjo do Brasil.

Mais de 1.500 pessoas lotaram o auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba no dia 01 de Março para conferir de perto as dicas sobre empreendedorismo de uma das personalidades que é referência nacional no assunto: a shark Camila Farani. Bastante conhecida por sua participação no Programa Shark Tank Brasil, Camila também é presidente do G2 Capital, um dos principais grupos de investimentos anjo no Brasil.

A noite contou com a presença de autoridades locais e teve início com a apresentação do Programa InovaMob e a abertura oficial do evento pelo Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, e o Prefeito de Sorocaba, José Crespo, que destacaram o potencial de crescimento que vem sendo vivenciado pela cidade ao longo dos anos e a transformação do Parque em um dos principais polos especializados na indústria criativa do mundo.

Na sequência foi a vez de Davi Paunovic, Consultor Especialista em Estratégias Competitivas do Sebrae e mentor do programa gratuito de aceleração para startups digitais – realizado em parceria com o Parque Tecnológico – apresentar mais detalhes sobre a 2ª edição do projeto, que acontecerá em 2018. Paunovic ressaltou que o Brasil vive hoje um claro cenário de novas empresas gerando riquezas fora dos padrões tradicionais e abrindo espaço para a inovação e o desenvolvimento de soluções focadas na resolução de problemas do agora.

O especialista também trouxe uma nova visão para o desenvolvimento de startups, desmistificando a ideia de que o investimento é o único ponto necessário para escalar um negócio. “Não é o dinheiro, é a lição de casa. É exercer o processo de validação para evoluir, reduzir o custo de aquisição e otimizar a retenção. Acima de tudo a inovação tem que estar no DNA do time”.

E com essas palavras Paunovic preparou muito bem o terreno para a palestra mais esperada da noite. Com o tema “Como preparar sua startup para vencer um shark”, Camila Farani trouxe sua visão sobre o mercado de empreendedorismo e startups, afirmando, acima de tudo, que é preciso parar de romantizar esse universo que muitos ainda imaginam ser repleto de flores. “O dia a dia é uma loucura. Não é mais flexibilidade, e sim mais responsabilidade. Não é glamour. Tenha o pé no chão. Não seja um poeta de mesa de bar”.

A shark contou um pouco mais sobre sua trajetória e carreira, o cenário de oportunidades para o empreendedorismo no Brasil, a importância de entender em qual contexto entra o momento certo de procurar investidores e o que é preciso para estar pronto neste momento. “Empreender não é um sprint, é uma maratona. Então não procure por dinheiro, porque ele pode demorar um pouco a chegar. Seja apaixonado pelo que você realiza. As pessoas vão duvidar de você, então você precisa acreditar e lutar por isso. Vai pra rua, as respostas não estão dentro do escritório”.

Camila abordou também os principais pontos para construir um negócio de sucesso, como buscar um investidor alinhado aos objetivos e perfil da startup e as principais orientações para o pitch ideal. Para encerrar, apresentou o case “Beleza de Farmácia”, uma de suas startups investidas no Shark Tank.

 

Quer saber mais?

Se você quiser ver mais detalhes sobre as dicas de Camila Farani para o mundo do empreendedorismo e startups, clique no link a seguir. O time Manicury conferiu tudo de perto e traz os detalhes para você: 13 lições de empreendedorismo segundo a shark Camila Farani