Compartilhando conhecimento no Startup Sorocaba Lab

No último sábado o time Manicury teve a oportunidade de dividir com os participantes do Startup Sorocaba Lab um pouco da experiência vivenciada durante o desenvolvimento e lançamento do MVP. Confira o que rolou!

Compartilhar experiências pode ser uma prática muito enriquecedora para todos os envolvidos. E foi com esse pensamento em mente que a equipe Manicury recebeu um convite especial da Startup Sorocaba para participar do último encontro do Startup Sorocaba Lab e contar um pouco mais sobre os desafios e conquistas vivenciados pelo time durante o desenvolvimento e lançamento do MVP do app que tem como principal objetivo conectar manicures e clientes.

O programa idealizado pela Startup Sorocaba aconteceu durante três sábado e reuniu 13 participantes em seu módulo inicial – o Get Ready (focado em ideias e projetos early stage), que contou com aulas teóricas e práticas sobre desing thinking, business model canvas, lean estartup, customer development, validação, prototipação e monetização. “A ideia é fazer com que os empreendedores passem por todos os estágios de uma startup, desde a validação do problema até a criação e tangibilização do produto e ida para o mercado. O programa nasceu da necessidade de ter alguma trilha de conhecimento, uma lógica e sequência que permita com que qualquer pessoa consiga desenvolver um novo negócio, aprendendo a falhar rapidamente”, afirma Danielle Vieira, uma das criadoras e facilitadoras do projeto.

Ao final do último encontro os fundadores do Manicury tiveram a oportunidade de contar como foi a trajetória da equipe ao longo de todas essas etapas na experiência prática de concepção, desenvolvimento e lançamento de um MVP, com todos os seus desafios, surpresas e realizações. “Além de ter a possibilidade de contar um pouco mais sobre todo o processo de realização do MVP e como chegamos até o lançamento do app, foi interessante mostrar que o levantamento e validação de hipóteses é um dos pontos essenciais para que o projeto se sustente no longo prazo. E não há nada mais importante do que ir a campo, testar cada uma dessas hipóteses e trabalhar para que o produto atenda as necessidades do foco mais importante neste processo: o cliente”, conta Marcelo Caldeira, co-fundador do aplicativo.

A equipe também teve a oportunidade de participar da banca de avaliação dos projetos desenvolvidos durante o programa, representados por André Gil. “Como também já passamos por cada uma dessas etapas, é gratificante saber que muitos dos projetos apresentados podem estar no mercado amanhã. Isso mostra que o ecossistema empreendedor em Sorocaba e região está crescendo e contribuindo cada vez mais para que a região se torne um dos principais polos de empreendedorismo do país”.

Ao final do dia todos puderam celebrar a finalização do primeiro módulo do programa em um divertido happy hour nas instalações do GoHub Coworking. O próximo módulo – Set&Go (focado em startups que já possuem um MVP) – está previsto para 2017 e o time Manicury já tem passaporte garantido para essa fase ;)