10 motivos para ser uma manicure independente

Agenda flexível, controle total das próprias atividades, economia em estrutura de atendimento, reconhecimento e mercado favorável são apenas algumas das boas razões para ser uma manicure independente. Confira todas elas no post de hoje!

O número de mulheres empreendedoras no Brasil cresce mais a cada ano. Se considerarmos que 38% dos lares brasileiros já são chefiados por mulheres, responsáveis pela participação principal na renda familiar, esse número pode crescer ainda mais nos próximos anos. E para ajudar a prover o sustento da família, muitas delas se arriscam sem medo em carreiras independentes que começam como uma forma de apoio financeiro e se transformam em uma verdadeira paixão profissional.

É assim que muitas manicures e pedicures iniciam sua jornada no mercado de trabalho, enfrentando desafios diários para crescer, se profissionalizar e ser referência em sua região, aumentando o número de clientes e também a renda em casa.

Mas apesar de todos os desafios – que todas as profissões enfrentam – existem muitos bons motivos para atuar como manicure independente e hoje é sobre eles que vamos falar!

 

1. Defina seu próprio negócio

Quando você é uma profissional independente, você cria suas próprias regras! Cria horários de atendimento favoráveis à sua rotina, escolhe o leque de atuação e serviços que pretende oferecer e não depende de terceiros para tomar decisões relacionadas ao seu negócio. O que não significa que você não terá muito trabalho! Mas a vantagem é que você decide o que será melhor para sua carreira e colhe os frutos do resultado bem de perto, podendo sempre alterar rotas se necessário.

 

2. Trabalhe onde quiser

Atender em sua casa ou no domicílio de suas clientes é uma decisão sua. E tem uma grande vantagem em atender a domicílio, sabia? Com essa possibilidade você economiza o investimento em estrutura, já que não precisa ter aquele cômodo especial em sua casa ou salão para receber as clientes. Tudo que precisa é sua maleta completa e um bom par de sapatos. Com essa economia você investe em novos materiais e o que sobra ainda serve para aumentar seu lucro.

 

3. Aprenda mais e mais rápido

Quando você é uma profissional independente, olha mais atentamente para a concorrência quando ela começa a aparecer e sabe que é preciso correr atrás antes de ser ultrapassada por ela. Por isso você está sempre de olho nas tendências e novidades para fazer novos cursos e se profissionalizar antes do mercado. Suas clientes agradecem e você ganha vantagem competitiva.

 

4. Crie sua rede de contatos

Ao contrário de muitas profissões ou empresas que vivem divulgando seus produtos, normalmente a manicure não tem muito tempo para isso. Mas tem um aliado poderoso: seus contatos! Tudo começa com algumas amigas, parentes e conhecidas, e aí o boca a boca vira seu principal fator de divulgação, além do apoio das redes sociais para mostrar o resultado do seu trabalho. E a partir de Fevereiro você também poderá divulgar seu trabalho no aplicativo Manicury, deixando sua imagem disponível para muitas outras clientes que provavelmente não teriam acesso ao seu contato sem o apoio da tecnologia. Prepare-se para ganhar novas clientes ;)

 

5. Tenha agenda flexível (e sempre cheia!)

Tem coisa melhor que fazer o seu próprio horário? Quando se é um profissional independente você sabe que muitas vezes vai trabalhar em horários em que todos mundo está descansando, mas por outro lado isso te dá uma flexibilidade muito maior para resolver assuntos particulares em horário comercial. Além disso, você escolhe quando quer tirar férias, é só se programar e avisar as clientes com antecedência.

E com Manicury você também fica com a agenda sempre cheia, já que pode deixar seus horários livres disponíveis para agendamento eletrônico de novas clientes e, com isso, evitar as janelas entre os atendimentos e aumentar seu faturamento diário.

 

6. Conquiste maior reconhecimento

Quando você atua por conta própria, além de todos os fatores que abordamos anteriormente, você consegue acelerar o seu reconhecimento no mercado. E sabe por que? Porque ao estudar e se profissionalizar, você fica acima da média do mercado e eleva sua qualidade e potencial dos serviços oferecidos, o que permite aumentar um pouco mais o seu ticket médio por serviço. E suas clientes fiéis não se importarão de pagar um pouquinho mais caro se você vale a pena. Mas lembre-se que antes de chegar a este ponto é preciso muito treino e ralação, hein.

 

7. Eleve a autoestima feminina

Tem recompensa melhor que o sorriso de uma cliente satisfeita? Está mais do que comprovado que hoje, para a maior parte das mulheres, uma sessão de beleza é muito mais do que apenas embelezamento. É o momento de relaxamento, relacionamento e terapia pessoal, em que suas clientes podem conversar, desabafar e tirar o peso da rotina em um momento só dela. E você é a chave para este momento!

 

8. Não tenha medo de investir

Não é porque o negócio está andando que você deve parar. E sendo independente, você pode crescer e galgar novos patamares investindo em produtos de ponta quando o caixa estiver mais gordinho e até mesmo incrementando novas soluções e tecnologias para suas clientes, como aquele esmalte especial ou uma nova fórmula para hidratação das cutículas.

 

9. Mercado favorável

O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo em consumo de beleza e os números cresceram 500% no país nos últimos anos. Você ainda tem alguma dúvida de que essa é a hora exata para aproveitar esse cenário tão favorável e decolar sua carreira de manicure independente?!

 

10. Tempo para a família

Sim, sabemos que você vai trabalhar nos finais de tarde, horários de almoço e muitos finais de semana. Mas poder levar seu filho para a escola todos os dias pode ser um momento mágico em meio à sua rotina apertada. Você faz seus horários e pode sim reservar algumas horas semanais exclusivamente para curtir a família e os amigos ;)

 

Você é manicure?

Então conta pra nós um pouco da sua experiência e o que você mais gosta em sua profissão!