05 dicas infalíveis para organizar sua agenda de manicure

Você está cansada de ter que equilibrar os dilemas de agenda com clientes no mesmo horário ou janelas sem agendamento para seus serviços de manicure e pedicure? Então conheça algumas dicas incríveis para manter a agenda de manicure sempre cheia e facilitar o seu controle.

Só quem é profissional da área sabe a loucura que é controlar uma agenda de manicure e pedicure... O que não faltam são clientes brigando pelos mesmos horários, agendas concorridas, picos de atendimento em determinados dias da semana e janelas intermináveis em outros dias.

E driblar esse desafio em meio à tantas outras tarefas não é nada fácil. Mas nós vamos te ajudar!

Separamos 05 dicas caprichadas para você deixar sua agenda de manicure calibrada para o sucesso ;)

 

Dê prioridade às clientes recorrentes

Quando o serviço é bom, o cliente quer bis. Sempre que uma cliente se encanta com o trabalho de uma manicure e se for uma pessoa que mantém o ritual de beleza sempre em dia, é comum garantir a agenda de manicure recorrente a cada período de uma semana. E como todos sabemos, não há nada melhor do que uma cliente fiel, certo?

Então um modo gentil de agradecer pela preferência é manter uma reserva fixa para a cliente a cada semana. Com isso você já tem alguns serviços garantidos no mês e já é meio passo para a organização de sua agenda, já que o bloqueio evita desencontros com outras clientes.

 

Ofereça alternativas

Uma nova cliente te procurou e você não tem o horário que ela deseja? Pode acontecer, mas nada de encerrar o atendimento com um simples “não está disponível”... Seja flexível e ofereça alternativas! Procure entender quais são as possibilidades de horário da sua cliente e cruze com sua agenda para encontrar pontos em comum.

A melhor alternativa é compartilhar a sua agenda com as clientes com os horários livres e ocupados demarcados. Assim ela já poderá encontrar um horário bom para as duas antes mesmo de te acionar para o agendamento. Na dica sobre o apoio da tecnologia você entenderá como isso é mais simples do que parece!

 

Controle o tempo de atendimento

Este item é primordial não apenas para evitar atrasos e bolas de neve no atendimento, mas também para transmitir confiança, credibilidade e qualidade às suas clientes. Você já sabe qual é o tempo médio para cada tipo de atendimento dos serviços que realiza, correto? Então lembre-se de disponibilizar agendas coerentes com essa lógica e evite acúmulos.

Se você atende a domicílio, também é importante contabilizar o tempo de trajeto de um atendimento ao outro. Caso contrário, esse pode se tornar um grande vilão em sua agenda de manicure.

Também é importante controlar os atrasos de suas clientes quando você atende em salão e não a domicílio. Se acontecer mais de uma vez, converse amigavelmente com ela e explique sobre o tempo de tolerância, mostrando que tudo isso é feito pensando no cuidado e atenção dedicados à cada cliente, inclusive ela, já que você não vai fazer o serviço correndo e perder qualidade por isso.

Ah, nem precisa comentar, né: atrasos de sua parte, jamais! E se for uma urgência ou imprevisto, avise suas clientes, sempre.

 

Eleve seu potencial de atendimento

Se você já tem os horários de suas clientes fixas bloqueados, já disponibilizou suas janelas livres para consulta de novas clientes e está em dia com sua agenda de manicure, fica muito mais fácil conferir quais são os horários em que você tem menos atendimento e criar alternativas, buscar novos públicos ou até mesmo elaborar novas estratégias de divulgação dos seus serviços para atrair mulheres que ainda não conhecem seu trabalho.

Com isso você direciona seus esforços para preencher as agendas livres e cria um novo público fiel que também pode desejar agendas recorrentes ou até mesmo se firmar como uma profissional que sempre tem possibilidades de encaixe e atendimentos urgentes.

De uma forma ou de outra, a receita é sucesso garantido para aumentar seu potencial de atendimento e, com isso elevar sua receita e lucratividade.

 

Conte com o apoio da tecnologia

Caderninho ou computador? Tablet ou celular?

A grande maioria das profissionais ainda trabalha com o tradicional (e muitas vezes meigo, decorado e fofo demais da conta!) caderninho como agenda de manicure. No entanto, apenas de ser quase parte integrante da bolsa de uma manicure, ele tem lá alguns pequenos inconvenientes do trabalho manual e repetitivo. Por outro lado, nem toda manicure tem como sair carregando um notebook ou desktop de um lado para o outro. Mas com certeza toda mulher tem sempre o seu celular à mão! E hoje em dia existem aplicativos e tecnologias, como o app Manicury, que podem transformar essa realidade e automatizar o trabalho de muitas profissionais, garantindo mais agilidade no atendimento e controle total da agenda de manicure em poucos cliques.

Com um aplicativo você pode realizar agendamentos recorrentes para garantir o bloqueio daquele horário e sua cliente ainda vai contar com os lembretes para não esquecer dessa agenda. Imagina ter que fazer os bloqueios semanais todos à mão no seu caderninho?! Nada disso, ganhe tempo para novas clientes nos horários livres, que estarão disponíveis visualmente para consulta e agendamento pelo próprio aplicativo.

Outra vantagem: com os lembretes do app, sua cliente não esquece os agendamentos e, caso não possa comparecer, vai lembrar de desmarcá-lo a tempo. Assim você abre um horário para que uma nova cliente de última hora possa ocupar a vaga liberada e sua agenda continua sempre cheia!

Por fim, mais uma facilidade é o pagamento pelo app, evitando o frequente dilema dos trocos, carnês, contas e outros detalhes mínimos que podem tornar seu controle financeiro um verdadeiro pesadelo. Assim você já sabe quanto, quando e como vai receber e pode programar com tranquilidade seu fluxo de caixa e pagamento de contas.

 

Preparada para começar?

Com essas dicas só não faz sucesso quem não quer! Baixe agora mesmo o app Manicury e comece a construir o seu crescimento rumo ao sucesso!

www.manicury.com.br